A Fraude de Impeachment

Um comentário de Ernst Wolff.

Durante semanas, nenhum outro tema dominou a mídia dominante tanto quanto o processo de impeachment democrata contra o presidente republicano dos EUA, Trump.

A audição de testemunhas da acusação é transmitida em directo em quase todos os canais de televisão e em numerosos sítios Web na Internet, e os representantes do lado oposto têm também amplas oportunidades para apresentar os seus argumentos.

Tudo isto se parece com uma série Netflix produzida profissionalmente e, obviamente, destina-se a fazer com que os espectadores acreditem que pessoas sinceras estão a fazer todos os esforços para proteger a sua democracia ameaçada.

Na verdade, porém, o processo revela de forma cada vez mais aberta um abismo de corrupção, favoritismo e nepotismo – de ambos os lados.

O acusado é Donald Trump, um presidente que se apresenta como uma vítima de uma conspiração e finge ser um adversário das elites, apesar de suas políticas fiscais e de renda ter assegurado que a riqueza dos ultra-ricos aumentou mais do que nunca durante seu mandato no cargo.

Os queixosos são democratas que apelam a uma política mais agressiva em relação à Rússia e que estão constantemente a tentar desviar a atenção do facto de o seu antigo vice-presidente Joe Biden ter abusado do seu cargo para conseguir um emprego altamente remunerado para o seu filho na Ucrânia.

Mas por que razão estão os dois grandes partidos dos EUA a embarcar num julgamento público em que tanto lixo é suscitado que só pode prejudicar ambos?

Muito provavelmente porque os Republicanos e Democratas concordam num ponto, apesar de toda a sua oposição política: Sua submissão incondicional aos interesses dos grandes bancos e fundos de hedge de Wall Street. Estão em grandes dificuldades e precisam desesperadamente de apoio político para distrair o público das suas maquinações de bastidores.

Aqui está o fundo: 

Este ano, a Reserva Federal dos EUA abandonou a sua tentativa de aumentar as taxas de juro e injectar menos dinheiro no sistema. Em vez disso, reduziu as taxas de juro duas vezes e usou mais de 3 triliões de dólares para manter o sistema vivo.

A razão concreta para as injecções de dinheiro foi a turbulência no chamado mercado dos acordos de recompra, onde os principais bancos e fundos de retorno absoluto dos EUA se abastecem de dinheiro fresco. Embora o FED tenha imediatamente anunciado que este era apenas um problema temporário, ainda não foi resolvido. Pelo contrário, passaram quase três meses desde então, em que o FED teve de intervir dia após dia com dinheiro fresco.

Uma vez que os responsáveis não estão dispostos a revelar ao público a quem estão a dar o dinheiro, todos os tipos de especulação estão a ocorrer nos círculos financeiros. Duas hipóteses parecem ser as mais prováveis: ou um dos gigantes do mercado monetário – J. P. Morgan, HSBC ou Deutsche Bank – se encontra numa situação tão difícil que tem de ser apoiado por pagamentos maciços, ou um ou mais fundos especulativos foram apanhados a especular no sector dos derivados.

Seja qual for a variante, ou se pode haver alguma outra razão, o sistema financeiro global está, obviamente, mais uma vez pendurado por um fio e as instituições financeiras consideradas grandes demais para falir estão sendo resgatadas pelas enormes somas de dinheiro que lhes são fornecidas pelo Federal Reserve dos EUA, num momento em que a desigualdade social nos EUA está explodindo, a infraestrutura está desmoronando e o governo de Washington está trabalhando em um plano para excluir três milhões de cidadãos americanos dos vales-alimentação.

O que poderia ser mais útil para Wall Street em tal situação do que um processo de impeachment pomposamente encenado que absorve a atenção pública a tal ponto que quase ninguém ainda está preocupado com a mentalidade de auto-serviço dos especuladores, as injustiças na sociedade e a próxima onda iminente do sunami financeiro global…?

+++
Obrigado ao autor pelo direito de publicar.

+++

Referência da imagem: Michael Candelori / Shutterstock

+++

KenFM se esforça para obter um amplo espectro de opiniões. Artigos de opinião e contribuições de convidados não precisam refletir o ponto de vista editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre opções de suporte podem ser encontradas aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos ajudar com Bitcoins.

BitCoin Endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort