e decência dos rebeldes
Um comentário de Bernhard Loyen.
O grande desafio destes dias é formar ou possuir a própria opinião, vivê-la sem ser imediatamente categorizada, avaliada e, se necessário, atacada na tentativa de apresentá-la de forma neutra.
Outroing? Citação: Othering descreve um processo no qual as pessoas são construídas como “outros” e distinguidas de um “nós”. Esta diferenciação é problemática porque é acompanhada por um distanciamento que condena “o outro” como “o estrangeiro”. Processos de outros podem se referir à posição social de uma pessoa na sociedade, tais como afiliação de classe ou crenças (…)(1).
A radicalidade dos acontecimentos desde quarta-feira da semana passada é impressionante, mesmo nestes tempos de grande movimento. Um evento válido, se visto de uma forma não crítica, dinamizado através de reacções e acções em poucos dias a uma erupção social em todo o país. O momento impressionante, em que todas as normas restantes desta estrutura estatal foram conduzidas absurdamente, causa apenas atordoamento com a maioria dos cidadãos, em raros casos alegria, mas em muitas considerações pelo menos incompreensão.
O resultado de 05.02. em Turíngia, causado pela legitimidade das táticas políticas, certamente não um fenômeno novo, é avaliado como inaceitável por uma reinterpretação verbal dos acontecimentos e, sem mais delongas, considerado obsoleto. O resultado deve ser revertido. Isto é estimulante para o pensamento.
“Um evento único”.
Foi assim que a chanceler da distante África do Sul lhe chamou em 06.02.2020. E porque o que não pode ser, o que não deve ser, ela exigiu com toda a franqueza que o resultado fosse revertido. Não deve, deve. Foi um dia mau para a democracia, ela continuou (2). Para quem, as próximas semanas e meses serão claras.
“E tudo deve ser feito agora para deixar claro que isto não pode de forma alguma ser reconciliado com o que a CDU pensa e faz. Isto terá de ser trabalhado nos próximos dias”, disse ela no final da sua reprimenda à nação, e isto foi imediata e impressionantemente implementado pelos mais diversos grupos sociais.
A grande limpeza começou, depois do suposto jogo sujo do AFD. Em relação a isso também os espectadores deste evento foram punidos, mas um após o outro.
Robert Habeck dos Verdes exigiu imediatamente, cita: “A situação na Turíngia “deve ser limpa imediatamente” (3). A líder do SPD Saskia Esken foi um passo além na sua avaliação. Para ela, a situação não era apenas suja em si mesma, ela viu todo um estado infectado pelo vírus AFD, cita: “A coalizão federal concorda: Thuringia deve ser curada (4).
Citação: A cura refere-se ao processo de estabelecer ou restaurar a integridade física e mental de uma doença ou condição, ou superar uma lesão ou lesão através da recuperação. Agora quem, pela definição de Esken, é apenas o portador do vírus e quem é o germe original, se você quiser continuar pensando nesta linguagem desagradável? Os eleitores do ano passado que exerceram o seu direito democrático de voto num partido que ainda não está banido, ou os políticos desta organização que querem cumprir o mandato relevante e fazer o seu trabalho no parlamento?
Detenhamo-nos por um momento na política. Tem havido pedidos de demissão, demissões, recomendações de demissão, de fim de postos. Aqueles que cometeram o erro de felicitar o Primeiro-Ministro Kemmerich (FDP), que entretanto se demitiu em tempo recorde, foram confrontados com sugestões. Uma variante de palavra muito bem definida para expulso, no caso do antigo Comissário da CDU para a Europa Oriental, Christian Hirte, cita: “A Chanceler Merkel disse-me numa entrevista que eu já não posso ser o Comissário do Governo Federal para os Novos Länder. Seguindo a sua sugestão, eu pedi a minha demissão (5). Não, não é uma piada má, é a realidade.
Mas se não fosse tão triste, poderíamos sorrir de acordo, pois na vida real o seu sucessor chama-se Wanderwitz. Isso parece mais apropriado, porque a citação: “Clara margem contra a AfD, sem compreensão para os seus eleitores”. Marco Wanderwitz agora também anuncia uma mudança na relação entre a CDU e a Esquerda? (6)
O interessante, a primeira chamada para as consequências veio das fileiras do SPD. Depois das frases de parabéns de Hirte, o tweet imediato do vice-líder do SPD no Bundestag Sören Bartol seguiu, citando: “Por este tweet você deve ser afastado do governo federal. Tenha vergonha de si mesmo (7).
Verdes e DPS com uma escolha de palavras, linguagem que é bastante irritante.
As vítimas mais proeminentes do anúncio da Chancelaria foram o ator principal Thomas Kemmerich, que agora recebe entradas de livros de história em dois aspectos. Primeiro Primeiro Primeiro-Ministro do FDP desde 1953 e, após quase 70 horas, o mais curto tempo no cargo na história da República. Além disso, a líder da CDU Annegret Kramp-Karrenbauer, que, devido aos acontecimentos antes e depois da Turíngia, finalmente pôs um fim às ambições, erradas, das idéias do chanceler sobre a candidatura ao cargo de chanceler. Tinha de acabar?
A CSU, em particular através do seu presidente Markus Söder, irritado por uma compreensão questionável da democracia, cita: “Ela precisa de uma correção rápida, rápida e consistente deste contratempo da Turíngia e, em seguida, de uma determinação de como lidar com ele a longo prazo. Porque algo assim não deve acontecer novamente”, disse o chefe de governo bávaro na quinta-feira, à margem de uma sessão do parlamento estadual em Munique (8).
…tal coisa não deve ser repetida? Aqui, também, ficará claro no futuro se foi uma avaliação pessoal, uma recomendação, um pedido ou uma ordem.
Como é que os eleitores e os apoiantes dos partidos que exigem esses novos padrões de correcção, correcção, cura, lidam com as exigências citadas?
Seguindo e ajudando os políticos, a almofada de tinta marrom tem sido usada extensivamente desde o dia das eleições na semana passada. Seja verbalmente na rua, marcado com uma lata de spray ou escrito na rede, as percepções subjectivas são transmitidas sem “se” e “mas”.
Os eleitores da AFD, simpatizantes e membros do partido em uníssono para clientes nazistas nomeados e apenas os nazistas representam é agora conhecido. O novo fenômeno que agora os eleitores, simpatizantes e membros do FDP são levados à responsabilidade coletiva indesculpável. O erro deles, nenhum, excepto que por pura táctica jogos de poder a nível político o povo deste país foi recentemente muito simplesmente mostrado e continuará a ser mostrado como realmente se parece com a tão alardeada e reverenciada democracia em 2020. O efeito é o seguinte.
O mundo intitulado em 10.02., citação: “Ataques contra políticos do FDP”. “Estamos a experimentar uma escalada absoluta”. (…) Os cartazes eleitorais são manchados, os membros do partido são insultados, até mesmo atirados com fogos de artifício: Após o escândalo político na Turíngia, políticos do FDP em toda a Alemanha enfrentam ameaças maciças (9). A esposa de Thomas Kemmerich foi cuspida, seus filhos receberam proteção policial para o caminho da escola. Havia multidões de pessoas em frente à casa (10).
Bem, alguns poderiam dizer agora que os cidadãos da Turíngia estão apenas zangados porque o mais popular Ministro Presidente foi expulso do campo por um golpe de Estado. Como a experiência do político do FDP Michael Rubin, citando: “Numa chamada “vigília pela democracia” em Frankfurt am Main, em frente à Paulskirche, eu fui insultado como NAZI, só porque me fiz conhecido como membro do FDP! (11) E então? Alguns Verdes, esquerdistas, SPD vão gritar simpatizantes. Eles já conhecem o mais novo? Que nos traiu, Democratas Livres. Por isso, agora também chamada de AFDP.
O problema com o Rubin? Citação: Meus pais sobreviveram ao Holocausto, muitos membros da família foram destruídos em campos de concentração por nazistas ou caíram nos campos de guerra. Para mim pessoalmente não há nada pior do que ser chamado de NAZI (11). No entanto, uma ampla percepção pública avalia esses eventos exemplares pela maioria, conforme apropriado e necessário, como uma espécie de revolta dos decentes. Este apelo foi lançado em 2000 pelo então chanceler Gerhard Schröder, após um ataque incendiário a uma sinagoga em Düsseldorf, como um claro “sinal de solidariedade” para com os judeus que vivem na Alemanha.
O incidente com Michael Rubin mostra, portanto, exemplarmente o absurdo do desenvolvimento social atual, o chamado, respectivamente, a motivação de não poucas pessoas do chamado espectro da esquerda para simular a máfia de rua. A pessoa realiza isso, vive o que se acha tão desprezível entre os odiados NEOCs.
Um porco NEOFO é um porco STASI para o outro. Bodo Ramelow pode ser popular e respeitado pelos Thuringians, mas para a competição política ele está no partido dos atiradores da parede. O sucessor do estado injusto da RDA, o partido Stasi DIE LINKE. Não, não há causa comum com os extremistas de esquerda.
Interlúdio: a culpa de contacto até hoje, também eficaz em retrospectiva. Apenas, o que é válido para a parte ESQUERDA até hoje não significa necessariamente o mesmo para a CDU. Em outubro de 1990 o TAZ informou, citando: “Entre os membros da Volkskammer que foram procurados pela comissão de exame competente como funcionários não oficiais da Stasi, o antigo partido do bloco CDU está na liderança solitária (…) emerge o seguinte quadro no que diz respeito à cooperação da Stasi com ministros e parlamentares em termos de filiação partidária: 35 CDU, 11 FDP, 11 PDS e dois do Partido Verde (12).
Mas quando se trata do poder político final, será que ainda se trata realmente de conteúdo e valores originais? O hooliganismo partidário, ou seja, manter contactos nos bastidores faz parte do jogo sujo. As mentiras são mentidas para a câmera quando se trata da indignamente retratada demarcação do oponente político. Se a energia parece segura, tudo parece um pouco mais relaxado.
Em janeiro deste ano, Benjamin-Immanuel Hoff (DIE LINKE), o então chefe interino da Chancelaria do Estado da Turíngia, ficou em frente à câmera MDR. O tema: Debate sobre o governo minoritário na Turíngia. AfD e CDU não excluem o apoio ao vermelho-verde, citação do político de esquerda: O intercâmbio não partidário já havia sido praticado na Turíngia sob o vermelho-verde-verde nos últimos anos (13). Vê lá, lá vais tu.
Mas agora o poder não está necessariamente seguro até a formação final de um governo (14). Aí significa ficar chocado e telefonar. Benjamin-Immanuel Hoff faz soar assim, cita: “Acolhemos todos os protestos da sociedade civil e pedimos que se mantenha a pressão sobre os membros do FDP e da CDU (15). Esta pressão é comprovadamente interpretada de forma divergente por alguns simpatizantes.
A ESQUERDA também se diferencia quando se trata do seu próprio poder. Porque deveria ser diferente com eles. O actual presidente do parlamento estatal da Turíngia Keller, DIE LINKE, foi eleito com os votos da AFD. Ela foi imediatamente convidada a demitir-se? Não, claro que não. Por que ela deveria? Pude aprender em fóruns apropriados, era apenas uma enorme diferença se alguém era eleito por ou também com os votos dos AFD-Nazis. Sintonia fina.
Portanto, a líder de esquerda do país Susanne Hennig-Wellsow não tem problemas para formular as seguintes frases sobre a ZDF, citando: “Só nomearemos Bodo Ramelow se soubermos que temos maiorias democráticas. Isso significa quando temos as garantias da CDU e possivelmente de membros do FDP no parlamento…(16). Se for necessário, também formaremos uma coligação com os otários da RDA. Não importa se serve o poder.
O ultraje político está a ficar cada vez mais fino. Depois do FDP, a União Werte, uma associação registada com contacto próximo com a CDU, está agora a ser atacada. A revista ARD Monitor anunciou ontem triunfantemente, citação: MONITOR exclusivo: Presidente da WerteUnion doada à AfD. Alexander Mitsch confirmou ao MONITOR duas doações de 2016 para a AfD e nessa altura “brincou até com a ideia de se juntar a ela”(17).
De quanto dinheiro estamos a falar? 25000€? Demasiado? 5000€? Mais, menos? É um ridículo… 120 euros. Não importa, desde que seja comida nova para os decentes.
Os resultados das eleições, ou seja, as especificações dos eleitores, são negados, os procedimentos de votação secreta são simplesmente abolidos. Tem sido assim desde quarta-feira da semana passada. É assim que vai ser no futuro com a revolta das pessoas decentes.
A situação da nossa democracia é dramática (18). Sim, pode-se facilmente concordar com isso. Estas palavras foram proferidas com timbre apropriado por Anton Hofreiter, líder do grupo parlamentar dos Verdes no Bundestag, cujo partido recebeu pouco menos de 5% dos votos na Turíngia. A agitação cultural na Turíngia não deve ser repetida. As táticas partidárias são mutuamente exclusivas nesta situação, ele continuou a ditar no microfone, porque se forem usadas táticas, elas só são legais se afetarem os Verdes, o SPD e a CDU. O FDP se casou bem, pode voltar a participar. Stasi-LEFT só era permitido se fosse “juntos” (tosse) contra o Nazi-AFD.
A decência dos insurgentes significa simplesmente manter a calma. O sistema desmascara-se por si só. Ainda vai levar tempo até que mais e mais pessoas neste país mudem de lado em relação aos insurgentes. Também esta semana, um olhar para trás:
O sofrimento é catártico? Que sentido faz isso?
O que fizeram eles, meu Deus: o cavalo, o cão,
o empregado, o proletário, a criança da assistência social -?
Eles são os culpados?
De que são eles os culpados?
Tirem-lhes a paciência!
Tirem-lhes a paciência!
Tirem-lhes a paciência!
Theobald Tiger (também conhecido por Kurt Tucholsky)
O palco mundial, 17.09.1929
Fontes:
- https://www.zhdk.ch/forschung/ehemalige-forschungsinstitute-7626/iae/glossar-972/othering-5894
- https://www.idowa.de/inhalt.im-wortlaut-merkel-zu-thueringen-ein-einzigartiger-vorgang.d0bb9f35-518d-4349-accc-695641839bee.html
- https://twitter.com/phoenix_de/status/1225107757776490496
- https://twitter.com/EskenSaskia/status/1226144828448235521
- https://twitter.com/TeamKenFM/status/1226114702075449345
- https://www.tagesspiegel.de/politik/marco-wanderwitz-wird-neuer-ost-beauftragter-ein-cdu-mann-der-afd-politiker-nazis-nennt/25533270.html
- https://www.vorwaerts.de/artikel/jubel-thueringen-spd-fordert-entlassung-ostbeauftragten
- https://www.sueddeutsche.de/politik/landtag-soeder-fordert-schnelle-korrektur-des-unfalls-in-thueringen-dpa.urn-newsml-dpa-com-20090101-200206-99-802006
- https://www.welt.de/politik/deutschland/plus205726943/Angriffe-gegen-FDP-Politiker-Wir-erleben-die-absolute-Eskalation.html
- https://www.welt.de/politik/deutschland/article205742917/Nach-Ministerpraesidenten-Wahl-Angriffe-auf-Familie-von-FDP-Politiker-Kemmerich.html
- https://www.facebook.com/mi.rubin/posts/10156611982156949
- https://taz.de/!1750009/?goMobile2=1570752000000&goMobile2=1581120000000
- https://www.youtube.com/watch?v=wiYMfW8fmig
- https://www.mdr.de/thueringen/ministerpraesident-neuwahlen-thueringen-ramelow-landtag-100.html
- https://twitter.com/BenjaminHoff/status/1225389742314921985
- https://twitter.com/morgenmagazin/status/1226794684741275648
- https://twitter.com/georgrestle/status/1227601146195402752
- https://twitter.com/GrueneBundestag/status/1227253860361744386
+++
Obrigado ao autor pelo direito de publicar.
+++
Referência fotográfica: photocosmos1 / Shutterstock
+++
KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.
+++
Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/
+++
Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.
BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK
Kommentare (0)