Chamada: A marcha silenciosa em Berlim – em 10.10.2020 | Por Bernhard Loyen

“Estamos a arriscar tudo neste momento”

Um comentário de Bernhard Loyen.

Sem dúvida, os quatro nomes que serão atribuídos ao período Corona em retrospectiva são Jens Spahn, Markus Söder, Christian Drosten e Angela Merkel. Durante pouco tempo ainda havia Lothar Wieler, mas ele aparentemente cumpriu o seu dever no momento. Após semanas de presença contínua, ele já não é necessário.

Agora a semana de Merkel estava a decorrer. O Sr. Drosten recebeu a sua atenção dos media em Setembro. O Chanceler pode liderar a partir deste mês até ao início do Outono. Em Agosto ela já anunciou que teria de “apertar as rédeas” (1). Este aviso foi subestimado na sua estimativa, daí o anúncio claro aos Alemães esta semana.

Merkel quer tomar “força bruta” (2), soube enviar a DPA para os meios de comunicação social e esta frase foi divulgada como informação RTL a partir de uma videoconferência com a presidência da CDU na segunda-feira desta semana. O espantoso é que o Chanceler foi novamente autorizado a decretar medidas na terça-feira, que serão implementadas em conformidade após a videoconferência com os chefes de governo dos estados federais a 29 de Setembro de 2020. Deve ser.

As pessoas ouviram com expectativa as deficiências que serão comunicadas desta vez. Permaneceu surpreendentemente suave. Talvez uma pitada de palpite, um sopro de ar de presságio, após a tão importante explosão na torre de marfim da política? Não devemos assediar muito mais o povo.

A resolução governamental afirma, e cito: “Até agora, a Alemanha tem lidado bem com a crise da Corona, também graças à cooperação estreita e construtiva dos estados federais entre si e com o governo federal. A tríade estratégica de medidas de distância e higiene geralmente aplicáveis, um regime consistente de testes e rastreio e a resposta direccionada a surtos específicos provou o seu valor (3).

Regime de teste e rastreio? Pelo menos a este respeito, formulações honestas. Isto foi anunciado numa conferência de imprensa com Angela Merkel e o seu ministro vassalo bávaro Markus Söder. O Chanceler falou de uma forma bem intencionada e temperamental, Söder com o fervor de uma convicção demasiado ambiciosa.

Primeiro elogio. Sim, a grande maioria da população está a comportar-se de uma forma extremamente sensata e atenciosa. Agradece-se aos cidadãos o seu amplo apoio. Infelizmente, porém, a experiência recente mostraria também que o comportamento dos indivíduos pode contribuir para o desenvolvimento de uma nova infecção interior-alemã. Não necessariamente. Porque, o que ainda não está a acontecer no próprio país, um cenário, tem sido supostamente avistado nos países europeus vizinhos. É importante ter cuidado para não se tornar imprudente agora.

Citação do ano: “Tendo em conta a queda das temperaturas, o aumento da estadia em quartos fechados no Outono e no Inverno, bem como a ameaçadora estação da gripe, temos de ser particularmente cuidadosos agora (3). Como todos sabemos, isto foi o mesmo em anos e décadas anteriores, mas foi completamente diferente porque nenhum vírus assassino era desenfreado. Excepto para o Sr. Drosten em 2009/10, mas essa é uma questão diferente.

“Estamos a arriscar tudo neste momento”

O relaxamento extensivo em tempos tensos não é actualmente apropriado nem necessário. Desemprego. Redução do horário de trabalho, ou seja, trabalho a tempo reduzido; insolvência, ou seja, falência de empresa e fácil Home Office não precisam de distracção da vida quotidiana. A festa toda a noite não é possível. É necessária disciplina no comportamento do rebanho, razão pela qual é feita uma exigência política, cito: …recordando enfaticamente a todos os cidadãos a sua responsabilidade de apoiar o rápido reconhecimento e contenção de surtos de corona em bares, restaurantes e visitas a eventos, fornecendo dados pessoais e informações de contacto correctos e completos (3).

A deturpação não é uma ofensa trivial, acrescentou o porta-voz do governo Seibert (4). Portanto, a partir de agora, dependendo do estado federal, punições com multas. Estes variam entre 50 euros em Berlim, mais de 250 euros na Renânia do Norte-Vestefália até 1000 euros em Schleswig-Holstein (4). A Chanceler Angela Merkel (CDU) apela aos operadores de restaurantes para verificarem a plausibilidade das declarações dos hóspedes. Markus Söder fez saber que o controlo individual, verificações aleatórias pelo serviço de ordem pública são proporcionais. Uma punição dos proprietários até 5000 euros por desrespeitarem o controlo, conforme planeado em Berlim, também é adequada.

Este regulamento não tem qualquer carácter de controlo? Nova normalidade ou, como formulado na resolução, citação: a importância do rastreio completo do contacto como elemento central na prevenção de um aumento dinâmico das taxas de infecção (3).

Assim, antes de se tornar uma noite cara, se sobrar algum dinheiro no orçamento mensal, fica-se em casa e convidam-se colegas e conhecidos desempregados. Comparar biografias destruídas e reajustar planos futuros originais. Mas tenha cuidado também aqui. 25 pessoas são agora o limite superior para celebrações num círculo privado (5). O futuro mostrará se isto também será punido aleatoriamente pelo serviço de ordem pública, possivelmente por atenção de vizinhança.

“Estamos prestes a arriscar tudo o que alcançámos nos últimos meses”, disse ontem o chefe do governo no Bundestag alemão. Durante o debate geral previsto, ela teria falado emocionalmente, com força, sobre os meses da Corona. Esta foi a opinião unânime dos cartões postais de trabalho (6) e das emissoras governamentais leais (7).

“Vamos todos nós, como cidadãos desta sociedade, cuidar mais uns dos outros”, disse a Chanceler, tocada por ela própria e pela sua política. Isto poderia possivelmente ser mal interpretado como uma ordem, no entanto, tendo em conta as directrizes relativas à disciplina, admoestações e denúncia, continuando ao mesmo tempo a usufruir de um nível surpreendentemente elevado de apoio por parte da população (7).

O Sr. Spahn sabia ontem, cito: “A gestão da pandemia só é possível se todos participarem, porque essa é a nossa arma mais afiada” (8). Isso é um desejo e uma ameaça numa frase. Se todos aderirem, isso também significa voluntariedade. Uma abordagem individual a esta crise só é possível numa medida limitada. Os decretos coercivos estão em vigor há meses. A “arma mais afiada” por parte do governo, liderado por Spahn, Söder, Drosten e Merkel, é a ameaça. Com a ajuda dos meios de comunicação social há uma comunicação clara, aqueles que não participam sentirão isso.

Ameaças de multas, privação de liberdade através de quarentena forçada(9), máscaras obrigatórias, redução de oportunidades de trabalho e educação, descrédito público, calúnia, até mentiras. Quando Spahn resumiu ontem, citou: “Conseguimos passar tão bem até aqui, sob grande sacrifício e muitas dificuldades. (10), então muitas pessoas só sentem impotência, até mesmo raiva. Se a Chanceler Merkel souber, cito: Tenho a certeza: A vida como a conhecemos voltará. As famílias irão celebrar novamente, os clubes e teatros e estádios de futebol estarão novamente cheios. Que alegria será (7) a falta de palavras entre muitas pessoas neste país, no que diz respeito à situação individual actual.

Falta de velocidade

Citação: De acordo com um especialista, muitas pessoas na Alemanha serão infectadas com o novo coronavírus. “É provável que 60 a 70 por cento fiquem infectados, mas não sabemos em que tempo” … “Isto pode demorar dois anos ou até mais” ( 11).

Passaram seis meses desde que essa declaração foi feita. Em Março deste ano, o actual portador da Ordem de Mérito da República Federal da Alemanha, Dr. Christian Drosten, falou sobre as probabilidades mencionadas. O seu jogo de números teria significado 49,8 – 58,1 milhões de pessoas infectadas com pouco mais de 83 milhões de habitantes. Spahn, Söder e Merkel continuam a utilizar estes números como um cenário de ameaça argumentativa.

A partir de hoje, temos um impressionante número de 290000 pessoas chamadas infectadas (12). A Sra. Merkel explicou agora cientificamente confirmado, para os próximos três meses, um aumento do número de infecções para 19.200 pessoas, naturalmente por dia. Porquê e por quem? Pelo Chanceler, citação da conferência de imprensa de terça-feira: “Limitei-me a fazer um cálculo modelo (13). Falta de prontidão, relativamente à elasticidade da argumentação.

No dia 24 de Setembro, o Chanceler falou no teleponto da câmara governamental, citando: “As nossas acções baseiam-se em pesquisas e factos que devem ser comunicados de forma compreensível e compreensível para contrariar as teorias da desinformação e da conspiração e as conclusões fatais delas tiradas. As restrições relacionadas com a pandemia devem ser muito bem justificadas. (14) A falta de prontidão, no que diz respeito à elasticidade da argumentação.

Uma falta de palavras, resultante também da campanha, que teve lugar a 29.08. com o início do evento e na sequência deste maravilhoso evento em Berlim, novamente a nível mediático e político. Um dia tão importante para todos os presentes e para aqueles que viram as imagens da capital, pois tinham de ser veiculadas. Os democratas amantes da paz reunidos para formularem enfaticamente dentro das suas possibilidades – já chega. Esta política da coroa não protege. Parte-se, destrói. Jovem, velho. Pessoas. Deve ser encontrada outra saída para esta crise política.

O que se seguiu foi uma redução, não surpreendentemente, mas na sua veemência não compreensível para muitos, de centenas de milhares de democratas a uma fixação de grupo – direitos, nazis, cidadãos do Reich. Este enquadramento está agora mentalmente ancorado em milhões de cabeças neste país quando ouvem ou lêem a palavra-chave “manifestação Corona”.

É tudo falado, tudo escrito. Duas manifestações muito grandes e significativas em Agosto, centenas de pequenas reuniões nas últimas semanas, em todo este país, não tiveram até agora qualquer efeito sobre a política ou sobre os entendidos da coroa. É assim? Não serão estas reacções histéricas, grosseiras, manipuladoras e pouco objectivas talvez também o primeiro sinal de insegurança, de uma fachada desmoronada, relativamente a uma certeza supostamente concretizada de argumentação?

Como se pode reagir aos ataques dos últimos meses? Imediatamente após a grande manifestação de 29 de Agosto, o Senado de Berlim emitiu um decreto exigindo o uso de máscaras para manifestações (15). Uma decisão claramente motivada puramente política. É contra as máscaras do dia-a-dia, contra as portarias da Corona, e depois vigia onde vai para as ruas, mas já não na capital do governo.

Nós, o Estado com as suas instituições correspondentes, deixamos os nossos trabalhadores trabalhar e entregar as bandeiras necessárias aos meios de comunicação social babados, as pessoas com T-shirts, as acções paralelas à sua manifestação, para que todos possam apontar o dedo a si e dizer, está a ver, nós sabíamos – direitos, nazis, cidadãos do Reich. Claus Kleber, Georg Restle, Olaf Sundermeyer e Dunja Hayali disseram-no na televisão, então era verdade. Falta de prontidão, relativamente à elasticidade da argumentação.

A falta de velocidade não significa inacção. “Protesto é quando eu digo isto e aquilo não me convém. Resistência é quando me certifico de que o que não me convém já não acontece. Protesto é quando eu digo que não participarei mais. Resistência é quando me certifico que todos os outros também não o fazem. Foi o que eles disseram em 1968. Isso não mudou.

As contra-medidas políticas, incluindo a polícia e os meios de comunicação social, que se estão a desintegrar e a dividir por natureza, em relação a uma marcha de protesto clássica, são pré-programadas, mas não podem ser evitadas, apesar de todo o planeamento prospectivo. Então, porque não inverter a falta de palavras, a suposta impotência desta realidade e ir para as ruas agora mais do que nunca.

A marcha silenciosa.

Apelo. Berlim, 10.10.2020 – Adenauerplatz, 11:59 am

O apelo dos iniciadores – sem cartazes ou banners. Sem pesagem. Sem bandeiras.

Sim, desta vez com uma máscara, mas – em silêncio. Uma manifestação contrária. A descoberto por acção. Lado a lado, à distância, e ainda juntos. Não mostrar a bandeira, mostrar o povo. Mostrando presença. Milhares, melhores dezenas de milhares e mais queriam estar nesta marcha silenciosa pela democracia. A falta de velocidade é palpável. Visível. Faz com que as pessoas se sentem e reparem. Deve ser suportada pelos políticos de Berlim.

O 01. e o 29.08 já mostraram e provaram Nós existimos. Somos muitos e podemos tornar-nos ainda mais!

Por conseguinte, os iniciadores invocam, cito:

Saímos juntos para as ruas como pessoas pelos nossos direitos humanos!

Sobre o que temos de falar depois?

  • Sobre o facto de que a pandemia de importância nacional vai acabar – sem uma vacina!
  • Sobre o facto de haver mais de 200 em vez de apenas dois peritos que devem ser ouvidos!
  • Sobre o facto de que é suficiente com campanhas permanentes de medo e que exigimos ciência não governamental!
  • Que o assédio dos nossos filhos pare – eles precisam de afecto e compreensão em vez de isolamento e rejeição!
  • Sobre o facto de nós, enquanto famílias, não podermos regular o tratamento de familiares idosos e doentes de uma forma auto-determinada e responsável!
  • Sobre o facto de o apoio às pequenas e médias empresas estar bloqueado enquanto o apoio às grandes empresas está a fluir rapidamente!
  • Sobre o facto de que a censura não tem de ter lugar!
  • Sobre o facto de, com regulamentos de protecção contra infecções de terceiro nível, não serem negados direitos de montagem de primeira classe!
  • Sobre o facto de a divisão social ter chegado ao fim – estamos juntos em paz e liberdade!
  • Sobre o facto de que realmente já estamos fartos – vestirmo-nos calorosamente, porque não vamos desistir – pacificamente, mas firmemente!
  • Porquê? Porque nós somos os soberanos e vós sois os representantes!

Todos os interessados podem encontrar as informações necessárias em www.der-schweigemarsch.de e através das referências ligadas no artigo da Escritura.

Fontes:

  1. https://www.n-tv.de/politik/Merkel-fuerchtet-das-Corona-Desaster-article21978643.html
  2. https://www.n-tv.de/politik/Merkel-will-brachial-durchgreifen-article22065959.html
  3. https://www.bundesregierung.de/resource/blob/997532/1792238/bbe262252712bf09bbb85f93effa9b15/2020-08-29-beschluss-mpk-data.pdf?download=1
  4. https://www.swr.de/swraktuell/bussgelder-falsche-namen-100.html
  5. https://www.handelsblatt.com/politik/deutschland/corona-pandemie-bund-schlaegt-beschraenkung-auf-25-personen-bei-privaten-festen-vor/26226608.html?ticket=ST-197389-txrxD2cg0SklTeQ0Fwlx-ap5
  6. https://www.spiegel.de/politik/deutschland/angela-merkel-ueber-die-corona-krise-riskieren-gerade-alles-was-wir-erreicht-haben-a-70f9a2fd-4874-4ed1-8aa6-3f1df3902841
  7. https://www.zdf.de/nachrichten/video/bundestag-generaldebatte-kanzleretat-100.html
  8. https://twitter.com/phoenix_de/status/1311341791577346048
  9. https://www.br.de/nachrichten/bayern/zwangs-quarantaene-wegen-corona-verstoessen-in-muenchen,S9by5S7
  10. https://www.handelsblatt.com/dpa/gesundheit-spahn-macht-hoffnung-auf-corona-tests-fuer-zuhause/26233004.html
  11. https://www.sueddeutsche.de/gesundheit/krankheiten-experte-erwartet-60-bis-70-prozent-infizierte-in-deutschland-dpa.urn-newsml-dpa-com-20090101-200228-99-108884
  12. https://experience.arcgis.com/experience/478220a4c454480e823b17327b2bf1d4/page/page_0/
  13. https://twitter.com/RegSprecher/status/1310996763810111489
  14. https://twitter.com/RegSprecher/status/1309154030086742017
  15. https://www.rbb24.de/politik/thema/2020/coronavirus/beitraege_neu/2020/09/berliner-senat-will-maskenpflicht-fuer-demonstrationen.html

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar o artigo.

+++

Fonte da imagem: meunierd / portadas

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort