Código de área ganha, escândalos de código de área

Um comentário de Florian Kirner.

As danças eleitorais dos democratas americanos começaram com um prelúdio próprio: com um escândalo tangível.

E assim, na semana passada, jornalistas e espectadores sentaram-se durante horas sem motivo. Eles estavam à espera dos resultados do Iowa. Primeiro 1% foi contado, depois foi 2%… e então a contagem parou e de facto o resultado do Iowa ainda está envolto numa nuvem de dúvida.

O que tinha acontecido? Bem, o voto do Iowa é um processo muito complicado de qualquer maneira. Os eleitores reúnem-se em ginásios e salões polivalentes e formam grupos de acordo com os candidatos que apoiam. Em seguida, há um emaranhado de discussões entre esses grupos e, finalmente, uma primeira rodada de votação. Os candidatos que permanecerem abaixo de 15% são eliminados. Entre os restantes candidatos há uma segunda votação, mais uma vez precedida de discussões. Tudo isso leva horas e poderia, por si só, ser um exemplo bastante impressionante de democracia de base ativa – mas não é.

Porque o processo é apimentado com regulamentos absurdos e impenetrabilidade. Em alguns círculos eleitorais, por exemplo, quando os votos estão empatados, os delegados são decididos com toda a seriedade, atirando uma moeda para quem vão. Em 2016, Hillary Clinton ganhou 6 em 6 lançamentos de moedas desse tipo contra Bernie Sanders – um resultado que faz troça de todas as probabilidades.

Em 2020, temos um vídeo desse tipo de lançamento de moedas, o que torna a trapaça dos atiradores de moedas completamente óbvia. Desta vez Sanders perdeu contra Pete Buttegieg, ex-prefeito de South Bend, Indiana e querido da mídia e Silicon Valley.

Este Buttegieg era agora também o cavilha do escândalo do Iowa desta vez. Bernie tinha começado a corrida como favorito, mas quando os resultados não chegaram durante horas, Pete Buttegieg entrou na ofensiva no meio desta confusão. Ele se declarou o vencedor das primárias diante de seus igualmente surpreendidos e entusiastas apoiadores. Enquanto isso, a contagem permaneceu presa a 2%.

Ainda estava lá no dia seguinte. Na verdade, tinha havido uma noite de eleições sem resultados. Como soubemos agora, isto deveu-se a um aplicativo que os democratas do Iowa tinham usado pela primeira vez para transmitir os resultados para a sede.

Isso, por si só, vale a pena considerar. Caneta, papel e urna de voto provaram ao longo de três séculos fazer eleições razoavelmente à prova de falsificação. Todas as inovações técnicas, como as famosas “máquinas de votação” nos EUA, têm se mostrado repetidamente suscetíveis a erros e manipulações.

Agora, então, esta sinistra aplicação eleitoral. Mas sentimo-nos muito melhor quando se soube que a empresa por detrás desta aplicação se chama “Sombra”. E essa Sombra está ligada à empresa Acronym, que foi fundada por veteranos da campanha Clinton. O facto de ter havido doações de Pete Buttegieg e do ambiente de campanha de Joe Biden para o Shadow finalmente deixou claro: tudo está a acontecer aqui com as melhores coisas, por favor continue a andar, está tudo bem.

Assim, dois dias após as eleições, a liderança democrata em Iowa anunciou que finalmente anunciaria os resultados. E eles fizeram, mas apenas 62% dos resultados. Nesta altura, Buttegieg estava mesmo à frente de Sanders. Demorou mais dois dias até que 97% fossem publicados e Sanders tinha quase alcançado. E quando finalmente se soube que Sanders estava 6000 votos à frente, a mídia há muito tempo havia mudado outras questões para a frente com o discurso de Trump sobre o Estado da União.

Corrupção? Incompetência? Ambos?

O que é claro é que toda esta manobra foi concebida para privar Sanders do que a primária no pequeno estado de Iowa, com apenas 42 delegados, é realmente sobre: a enorme onda de atenção e o aumento de popularidade que a vitória nesta primeira primária tipicamente traz.

Desta vez, o Pete Buttegieg tinha recebido esse impulso. Após a sua manobra na noite das eleições, ele subiu 9% nas sondagens para o segundo estado primário, New Hampshire. E assim como Pete Buttegieg já recebeu contribuições de campanha de mais de 40 bilionários individuais, a vontade de parar o socialista Sanders através deste antigo prefeito de pequena cidade também é enorme na mídia corporativa.

Se funcionou?

E funcionou? Acabei de ter outro pesadelo, desta vez durante as primárias em New Hampshire. E até há resultados. Bernie Sanders acabou de ser declarado o vencedor.

Buttegieg terminou em segundo lugar, logo atrás dele, mas ele vai passar por momentos difíceis nos próximos estados, Nevada e Carolina do Sul. …porque ele é irremediavelmente superado por eleitores não brancos.

Em terceiro lugar ficou a Senadora Amy Klobuchar. Um decepcionante quarto lugar foi para Elisabeth Warren, que começou como progressista e tentou cada vez mais se mudar para o velho centro Clinton-Obama do partido – em seu próprio prejuízo.

Brutalmente caiu para o quinto lugar, com apenas 8% é o ex-vice-presidente Joe Biden, que já havia pousado em um desastroso quarto lugar em Iowa também. Sua candidatura terminou oficialmente com o incansável e incolor Michael Bennett, assim como Andrew Yang, cuja campanha foi a primeira a tornar a idéia de uma renda básica incondicional palatável para um público de massa nos EUA.

Bernie Sanders agora também está na liderança nacional – mas em breve o multibilionário Michael Bloomberg, que começou tarde na corrida, estará esperando por ele. Ataques furiosos da mídia e manipulação da máquina partidária democrática ainda podem ser esperados em todo o país.

+++
Obrigado ao autor pelo direito de publicar.

+++

Referência fotográfica: Marian Weyo / Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort