O que está por detrás da actual loucura da bolsa de valores?

Um comentário de Ernst Wolff.

As bolsas de valores parecem estar completamente fora de controlo em todo o mundo neste momento. Após a queda maciça em Março e a corrida subsequente para recuperar o atraso em Abril, aparentemente só conheceram uma direcção durante os últimos dois meses – para cima.

O rally parece ser uma peça do manicómio, uma vez que a economia global sofreu danos irreparáveis devido à combinação da recessão e do bloqueio global e certamente não recuperará em breve. O ano 2020 irá sem dúvida ficar na história económica como um dos piores.

Mesmo os analistas experientes ficam muitas vezes sem palavras, tendo em conta a evolução actual dos mercados bolsistas. Um exemplo extremo do absurdo dos acontecimentos foi dado nas últimas semanas pela tendência da quota da Hertz. Após a empresa americana de aluguer de automóveis ter declarado falência a 24 de Maio, o preço das suas acções caiu inicialmente, como previsto, de 3 dólares para 56 cêntimos. No final da semana, contudo, o preço tinha subido para 5,53 dólares, um aumento em valor de 900 por cento. A acção conseguiu então saltar para dezasseis vezes o seu valor mais baixo.

Nunca houve nada como isto em toda a história dos mercados bolsistas. Por um lado, mostra que o sector financeiro se desligou completamente da economia real e está a levar uma vida própria, mas por outro lado mostra também que existem obviamente novas forças em acção que são espantosas até mesmo para os insiders.

Então, o que se está a passar?

A solução para este quebra-cabeças são as plataformas comerciais, especialmente para os recém-chegados à bolsa de valores, que estão actualmente a surgir como cogumelos. Alguns deles já encontraram um vasto seguimento entre os jovens inexperientes que perseguem o dinheiro rápido e sucumbem a uma poderosa ilusão devido à sua limitada experiência.

Todos eles experimentaram um boom artificial de 12 anos nos mercados bolsistas desde o quase colapso de 2007/08 e, após o colapso em Março de 2020, assistiram a uma contra-movimentação imediata, que agora parece continuar sem fim. Assim, a sua experiência muito concreta diz-lhes que os mercados bolsistas basicamente só podem subir.

Estrelas do YouTube como Dave Portnoy, que nem sequer começam a compreender o sistema monetário, estão a explorar esta situação em seu próprio benefício e estão actualmente a dar conselhos às pessoas insuspeitas, tais como “Siga o FED!” e “Compre quando os preços estão no seu nível mais baixo!

A entrada no mundo do comércio é facilitada para os interessados por corretores online gratuitos, tais como a empresa americana Robinhood, que fornece uma aplicação fácil de usar para telemóveis, oferece comércio gratuito e empréstimos baratos e dá imediatamente aos utilizadores a sensação de fazerem parte de uma “comunidade”.

Robinhood fomenta este sentido de comunidade através de uma plataforma chamada Robintrack, que mostra em que área e em que medida a comunidade aumentou recentemente as suas participações e que tenta muitos a aderir à tendência sem qualquer compreensão do mercado e sem uma pitada de consciência do risco, ao mesmo tempo que alavanca as suas próprias participações através da contracção de empréstimos.

Há cerca de dois meses, Robinhood tem vindo a experimentar um rápido afluxo de recém-chegados. E de facto, se os chamados Robinhooders estão a apostar em massa em acções como as do fabricante de automóveis Ford, então o preço irá subir em flecha mesmo que as vendas mundiais de automóveis caiam drasticamente, ou seja, se os fundamentos económicos apontarem exactamente na direcção oposta.

Mas poderá algo como isto funcionar a longo prazo? A resposta é não. O que estamos a experimentar aqui é um frenesim que não tem fundo sem criação de valor real e que acabará por entrar em colapso. Com toda a probabilidade, ninguém a não ser a comunidade de profissionais de Wall Street decidirá quando isso irá acontecer.

Os investidores institucionais estão actualmente a reter-se em grande medida e, em alguns casos, retiraram-se mesmo completamente dos mercados para os deixar para os Robinhooders. Isto pode ser visto a partir da rotação relativamente baixa nas bolsas de valores, o que permite aos principiantes movimentarem os preços com menos dinheiro.

Estes profissionais de fundo incluem, por exemplo, os gestores de fundos da BlackRock, de longe o maior gestor de activos do mundo. Com o seu sistema informático “Aladdin”, a BlackRock tem um reservatório de dados que cresceu ao longo de 32 anos e que lhe dá mais visão dos mercados do que qualquer um dos seus concorrentes.

Ninguém deve acreditar que a BlackRock and Co. está desamparada à mercê destas actividades ou que as observará inactivamente a longo prazo sem ter lucro. Provavelmente vão esperar mais algum tempo, até que mais jovens se endividem ainda mais no frenesim do dinheiro e empurrem os preços ainda mais para cima, para depois fazer baixar o castelo de cartas com o seu próprio poder de mercado – claro que não sem apostar milhares de milhões de dólares na queda dos preços e ser o vencedor no final.

O que vemos actualmente no campo das plataformas comerciais como Robinhood não é senão o jogo final do sistema actual, no qual vítimas insuspeitas são atraídas em massa para uma jaula de predadores acima da qual os abutres já estão a circular.

+++

Graças ao autor pelo direito de publicar

+++

Fonte da imagem: Shutterstock / jo.pix

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort