Sigilo suspeito | De CORVELVA

Um ponto de vista de CORVELVA.

Uma associação italiana está a pedir ao governo que lhe forneça documentos que possam esclarecer os antecedentes da emergência Corona.

A Itália sofreu ainda mais do que a Alemanha com a quase completa privação de liberdade sob a Corona. Tem havido exemplos repulsivos e assustadores de acção ditatorial por parte do poder estatal.

Todas as decisões tomadas pelo Governo italiano para lidar com a emergência foram baseadas no parecer do Comité Técnico e Científico (CTS). Um pequeno número de pessoas moldou assim a agenda governamental – desde a duração do bloqueio até às máscaras, distanciamento social e outras medidas. Seria agora altamente instrutivo que as pessoas em questão pudessem olhar para os bastidores deste processo de tomada de decisão. Mas o governo está a reter as actas do Comité Científico e Técnico dos meses de Fevereiro, Março e Abril. Uma iniciativa da sociedade civil está agora a lançar um apelo:

“Peça aos seus governos para acederem aos dados técnicos e científicos da emergência Covid-19”!

Apelamos a todas as associações (e cidadãos) cujos países tenham experimentado e ainda experimentem medidas restritivas como a Itália. Temos de vos dizer um facto inaceitável e gostaríamos de apelar a outros cidadãos do mundo para que tomem medidas para esclarecer as muitas sombras que rodeiam a situação de emergência que enfrentamos.

Somos uma associação italiana (1). Temos lutado pela liberdade de escolha no campo da vacinação e da terapia desde 1993, mas também falamos hoje aqui às associações que não concordam plenamente com a nossa forma de pensar e de viver.

A população italiana atravessou a pandemia de Covid 19 estritamente de acordo com as regras impostas. Os italianos têm respeitado as restrições e regulamentos impostos pelo governo, mas no entanto, há meses que vemos programas de televisão que mostram drones, helicópteros e navios de imposição da lei a seguir e identificar cidadãos individuais que viajam em estradas desertas ou praias vazias (2, 3, 4, 5, 6, 7) e mesmo agências de imposição da lei excluindo serviços religiosos.

Os meios de comunicação social voltaram o dedo aos corredores, os cidadãos comuns têm corrido sozinhos e tornaram-se de repente terríveis portadores de peste e uma das principais causas de infecção, de acordo com a narrativa dos principais meios de comunicação social.

Aceitamos tacitamente que a economia do nosso país está a desmoronar-se, e devemos pelo menos esperar que o nosso governo, que é responsável pelas medidas restritivas impostas, seja claro para o povo e disposto a fornecer provas e respostas.

Todas as decisões do Governo italiano para lidar com a emergência Covid-19 foram baseadas no parecer do Comité Técnico e Científico (CTS). Um pequeno número de pessoas citou a agenda governamental, desde as formas e duração do encerramento até às máscaras, distanciamento social e todas as leis regulamentares, que foram sempre emitidas “após consulta ao CTS”.

Recentemente, três advogados que fazem parte de uma fundação decidiram apresentar um FOIA (pedido de acesso a documentos), nomeadamente para consultar as actas do Comité Científico e Técnico de 18 de Fevereiro, 1 de Março, 7 de Março, 30 de Março e 9 de Abril. Os dados e opiniões expressos e recolhidos nestas actas são essencialmente a razão, o impulso e a base para o Governo ter adoptado todas as medidas relacionadas com a gestão de emergência do Covid-19.

Após o pedido ter sido rejeitado em primeira instância, os advogados tiveram de apresentar um novo pedido a um tribunal. A 23 de Julho de 2020, o Tribunal Administrativo Regional do Lácio (TAR) tinha decidido publicar os documentos até 21 de Agosto, o mais tardar ( 8 ).

E aqui está o facto chocante e, para nós, inaceitável: a 31 de Julho, o Governo italiano, através do Ministério Público, decidiu contra ele (9).

O acórdão do Tribunal de Justiça (TAR) justificou-o com o argumento de que a publicação teria causado “danos reais à ordem e segurança públicas, o que, ao revelar o protocolo CTS nesta fase da emergência, teria conduzido tanto a avaliações técnicas como a orientações gerais do organismo técnico (…)” (10).

A 5 de Agosto de 2020, soubemos por fontes jornalísticas (11 ) e pelos mesmos advogados que solicitaram o acesso aos documentos (12 ) que o Governo italiano iria publicar estes protocolos, mas as questões permanecem inalteradas:

  • Porque é que não tornou imediatamente transparente o que realmente aconteceu na emergência?
  • Se o Governo italiano reagiu a opiniões de peritos, por que razão se recusou a publicar os dados?
  • Qual é o conteúdo destes relatórios que deve causar danos?
  • Por que razão devem ser esperados danos à ordem e segurança públicas?

Nos próximos dias informaremos todos sobre o conteúdo destas actas e, juntamente com muitos peritos que trabalham connosco, verificaremos se as directrizes de emergência foram correctamente implementadas, se foram justas ou excessivas ou desproporcionadas, pelo menos até ao fim do protocolo.

Estamos muito preocupados com o estado de emergência e com o facto de o governo se ter recusado a divulgar documentos que deveriam ser públicos. Recordamos que a notícia da publicação da acta, quando analisada com honestidade intelectual, mostra que foi feita apenas para conflitos políticos com a oposição parlamentar, não para uma escuta genuína e transparência em relação à cidadania.

Todos os que nos lêem, tanto cidadãos comuns como associações, têm um instrumento que foi desenvolvido para este tipo de acção: a lei sobre a liberdade de informação (13). Esta é a lei que concede a liberdade de informação e o acesso público aos dados na posse dos governos nacionais!

Qualquer pessoa pode fazer um pedido de acesso aos documentos por uma equipa jurídica, mas também independentemente, da mesma forma, para verificar em que condições, em que protocolos, em que documentos os diferentes países emitiram decretos e várias leis, e o contexto da emergência Covid 19, obviamente em relação aos actos que foram a contrapartida das restrições económicas e das restrições às liberdades pessoais.

Na nossa opinião, isto é necessário não devido a qualquer desconfiança a priori, mas devido a um sentido adequado de cidadania e a um papel de supervisão que é exercido democraticamente com os instrumentos disponíveis que existem precisamente para estes fins.

Se acredita que estão reunidas as condições para dúvidas legítimas sobre a gestão do Covid-19 e o seu governo não publicou todos os dados, opiniões e “conselhos” dos peritos dedicados à emergência do Covid-19, o que levou à adopção de leis com inevitáveis repercussões fortes na vida dos cidadãos a curto e longo prazo, exija na primeira pessoa o acesso aos dados e relatórios originais!

A retomada desta medida em vários países aumenta a possibilidade de lançar luz sobre como lidar com esta situação de emergência em relação ao Covid-19, onde o Governo italiano vetou esta possibilidade, pelo menos por enquanto.

Estamos aqui para apoiar todas as partes interessadas. De acordo com as nossas capacidades, prestaremos mais esclarecimentos e assistência para melhor compreender como o pedido foi feito e como o governo decidiu responder.

A acção coordenada é particularmente importante e útil porque dá um sinal claro da necessidade e vontade de resposta das pessoas e aumenta as hipóteses de obter dados e respostas a este respeito.

Obrigado a todos vós.

+++

Nota editorial: Este apelo foi publicado a 5 de Agosto de 2020 sob o título “Apelo Internacional à Acção”: Convidem os vossos governos a aceder aos dados técnicos e científicos da emergência Covid 19″ na página inicial da associação italiana Corvelva.

+++

Graças ao autor pelo direito de publicar.

+++

Fonte da imagem: Degimages / portadas

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião do pessoal editorial.

+++

Gosta do nosso programa? Informação sobre outras possibilidades de apoio aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora também nos pode apoiar com as Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort