Surpresa: A Terra continua a girar em 2020

Um comentário de Rüdiger Lenz.

Atualmente, o proletário pensa que está encontrando uma força básica de sua alma quando fala de sua consciência de classe. Mas a verdade é que, desde o seu aprisionamento na ordem económica capitalista, ele tem procurado uma vida espiritual que possa levar a sua alma, que lhe dê a consciência da sua dignidade humana, e que a vida espiritual, que é percebida como ideológica, não pode desenvolver essa consciência. Ele procurou essa consciência, e substituiu o que não encontrou pela consciência de classe nascida da vida econômica. Rudolf Steiner, citado de: The Crux of the Social Question, 1919.

Apesar dos últimos meses, a terra ainda está a girar. Quem teria pensado isso? Especialmente porque, como todos os anos, uma catástrofe atrás da outra deveria ter vindo. Pelo menos de acordo com aqueles que repetidamente proclamaram o colapso de todos os mercados ou a Terceira Guerra Mundial. Para não esquecer as previsões climáticas. Bem, os seus apoiantes fixaram o fim da sobrevivência de todos os seres vivos nos próximos quinze a vinte anos. E ainda assim, como li hoje, as emissões de CO2 diminuíram surpreendentemente(1). Der Spiegel escreve, citando: “É uma boa notícia para o clima: em 2019 a Alemanha emitiu menos dióxido de carbono do que o esperado”. Então isso é uma boa notícia para o clima. Como se o clima fosse um ser vivo, uma pessoa. Bem, é bom que os intrépidos marxistas ainda estejam por perto. Porque eles derrubarão as elites capitais e então será totalitário novamente com suas elites, os trabalhadores, enfim, finalmente, finalmente.

Vamos continuar o jogo de ter que estar certo e a melhor pesquisa de sempre. Der Spiegel escreve, citando: “A longa ascensão dos EUA apesar do presidente(2). A economia dos EUA está a funcionar sem interrupções. Mas o presidente dos EUA Trump, seguindo a lógica convencional, está fazendo tudo que prejudica a economia – e agora o conflito no Irã está ameaçando escalar. Bem, assim é ele, o presidente dos EUA. Ele é grosseiramente superestimado e na realidade é apenas um pára-raios, uma projeção perfeita para as massas e para as elites. Os Estados Unidos irão à falência e, acima de tudo, morrerão. Isto também foi devidamente investigado no ano passado, a queda dos EUA pelo mestre da queda de Donald Trump.

Bem, para aqueles que ainda hoje acreditam que o presidente dos EUA controla o destino do mundo, o Papai Noel é Angela Merkel, porque logo após sua primeira vitória eleitoral, ela anunciou o que se chama um resultado. É muito mais fácil, diz ela, se o produto nacional bruto puder ser passado para apenas algumas grandes empresas do que confundi-lo para um grande número de pequenas empresas. É por isso que a Alemanha permanece com os grandes, mas chama-lhe uma economia de mercado livre.

Quem sabe interpretar politicamente a definição de liberdade sabe que este termo é definido única e exclusivamente pela economia: livre é quem permite que alguns bens circulem no movimento de bens e, portanto, participa da liberdade do fluxo de capital e pode mover pelo menos um tanque para dentro de sua casa. Todos os outros permanecem livres, ameaçados, por Hartz IV. Bastante cínico, não é, mas é assim que os corporatistas entendem a sua ideia de capital total. Aqui, até mesmo um presidente americano desempenha, nem mais nem menos, o papel de um saco de arroz virado do avesso em algum lugar deste planeta.

O facto de Trump ter agora terminado o segundo homem no estado do Irão é, neste sentido estranho, um acto de segurança da paz, que serve para manter as liberdades da administração dos EUA para as elites. Demorei anos a pensar de uma forma tão distorcida. Mas é assim que a política funciona quando nós, as populações dos respectivos Estados, elegemos estes tolos vezes sem conta e não vivemos a nossa própria liberdade. O objetivo da política é, entre outras coisas, manter as forças corporativas dos provedores de capital e os fluxos de capital em um fluxo que sempre serve aos nossos próprios interesses. Quer-se transformar a lagoa num lago e depois numa torrente.

Enquanto isso, lendo novamente no espelho(3), cito: “O que eu uso? As mulheres políticas são constantemente julgadas pela sua aparência. Não é justo, mas tem razões para isso. Eles devem estar confiantes com isso. Depois vêm os amigos, o choque, uma foto das três diabruras: AK 47, armeiro, rata de espingarda Green New Deal e você pode fazer a Angela Merkel. Depois há a cabeça culpada mas impune do Banco Central Europeu, Christine Lagarde, Annalena Baerbock do Comité Central dos Verdes, a mais popular dos Verdes. Sim, o que estas mulheres podem estar vestindo parece ser importante à luz do fato de ainda serem mulheres que querem ser mulheres, ou se elas irradiam feminilidade e podem vivê-la. Para mim, estas mulheres são extremamente masculinizadas, mas não é essa a questão.

Modelos de futuro na total ditadura da luz ecológica são as roupas reais que eles usam. E a maioria das mulheres só pensa nisto: finalmente uma mulher no poder, finalmente várias mulheres dotadas de poder, que por si só justificarão suas razões para votar nesses monstros com aplausos.

O que me disse um enviado de paz da ONU, com quem passei dois dias no ano passado, num espírito semelhante: estou em contacto com muitas mulheres que tomam decisões. E sempre que sei que tenho de falar com um deles, sei antecipadamente que eles não podem decidir. Rüdiger, as mulheres em altos cargos não podem decidir. Terei sempre de falar com um homem que depois decidirá em seu nome para onde ir. É assim com as mulheres em altos cargos. As mulheres em tais posições não se podem dar bem sem conselheiros masculinos. Não conheço nenhuma mulher que não o tenha feito, pelo menos não aquelas com quem falei. E eu tive de falar com muitas mulheres.

O homem que me disse que isto tinha a ver com mulheres políticas de topo. Mulheres líderes da geração atual puxando as alavancas do poder político. Ele não estava falando de mulheres representantes de empresas ou gestoras ou outras mulheres em cargos de topo.

Ainda no ano passado, o desmembramento de um jornalista saudita estava no topo da lista de indignações da mídia, mas de forma muito modesta. Em dezembro de 2019, por exemplo, um tribunal saudita condenou cinco perpetradores à morte por isso. Mas a frase veio do próprio príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Ele pensou que tinha que dizer ao mundo o quanto tudo isso era ruim, mas, aqui está a morte dos jornalistas, ele mesmo, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, assumiria a responsabilidade por isso(8). Ninguém lhes limpou a garganta. Depois lembrei-me qual era a quintessência do filme O Estado contra Fritz Bauer: as equipes de corda dos derrotados permanecem unidas porque podem frustrar a sua possível condenação ou prisão melhor quando estão unidas do que quando estão sozinhas. O mesmo acontece com a amizade entre a Alemanha e os Estados da OTAN com os sauditas na Arábia. Quem não notar o que realmente está acontecendo aqui, o que é uma fase por si só entre as elites, deve parar de reclamar para sempre. Nós somos o gado, eles são os pastores. E quem ainda pensa que a política e a ideologia certas são tudo o que importa é que comam crianças pequenas com mostarda, se lhes tivesse sido dito isso na minha infância.

Já mencionei que tenho um balde de vómito novo e maior para 2020? Não? E foi prontamente inaugurado quando soube que Trump queria destruir os sítios culturais do Irã, mas o Pentágono interveio e defendeu que, numa guerra, eles obedeceriam às leis da guerra, e proibiam a destruição de sítios culturais como atos de guerra. Só entre vocês e eu, amigos: só mencionarei de passagem quantas reparações os EUA teriam de pagar por isto, precisamente porque têm feito isto em grande escala desde 1945. O exército dos EUA não está muito contente com o Trump. Até agora, ele evaporou muito pouco do material em cujas acções os oficiais superiores dos EUA gostariam de dourar a sua reforma. Hillary Clinton, sim, teria sido uma mulher de verdade por adormecer todo tipo de coisas sujas de guerra. Ela teria bombardeado o Irão há muito tempo e não só teria ameaçado Putin com o lançamento de armas nucleares maiores.

Se Hollywood já garantiu os direitos do filme sobre o general iraniano assassinado Qasem Soleimani? Com Tom Cruise no papel principal? Trump Gun. O Tom Buhrow da WDR vai sobreviver ao caso ambiental de Omasau? As desculpas dele eram um claustro antes dos trolls certos? Foi o que alguns autores(5) lhe escreveram na sua declaração de solidariedade, certamente esquerda e verde certificada e disfarçada de arte. Se os mesmos signatários apoiariam o velho símbolo indiano da sorte, a roda solar dos budistas de hoje, chamada suástica ou suástica, também como liberdade de arte e religião em solidariedade? Afinal, os ganchos da suástica desenham na roda exatamente na direção oposta aos da roda do sol nazista. Ou seriam todos solidários com todos os nazistas, exceto eu – Jutta Ditfurth – e escreveriam que toda a espiritualidade acabaria se orientando para a direita?

Sim, esses marxistas acabaram sendo completamente obscurecidos pela roda de classes do materialismo e não conseguem entender que estão rastejando diante da cruz das elites. Sim, mesmo que os seus meios mais sagrados se tenham tornado realidade, a luta de classes. Sim, sim, aqui ferve tão malvado e assassino. Eu sei, você continua dizendo que não deve tolerar um milímetro de tribo direita, você tem que gritar à maneira de Gröhlemeyer, com seu último suspiro. Mas você esquece o próximo nível superior, a totalidade das ideologias políticas como tais, que determinam a sua totalidade intrínseca. Corrija-me se estiver errado, mas não é isso que vocês anti-fascistas chamam Sim, são eles que trazem a sua totalidade para o povo. O Marx disse que não era marxista por alguma razão. Mas vamos deixar este gesto no ninho das vespas, por agora. Caso contrário, a luta de classes será expressa em duzentos e cinquenta aversões, heróis de todas as lutas de classes.

Porquê este potpourri de eventos?

Alguém aqui sabe o seguinte? Há dois anos que estás a pensar num problema e a encontrar uma solução para ele. Mas está tão longe da percepção de pessoas igualmente inteligentes que não se quer dizer esta solução. Reconhece-se a partir do próprio caminho da solução quantas cascatas se teve de repensar e praticamente explorar para chegar à solução em si. Sabe-se, portanto, que um discurso por si só não pode levar à transmissão dos conhecimentos importantes nele contidos. Então serias visto como se tivesses vindo de Marte. Então você espera e vê, para deixar as coisas chegarem ao fim, para que as palavras certas, a retórica certa e a lógica certa possam gradualmente se desenvolver. Então os meses passam e você procura um novo livro nas bibliotecas. E como o acaso o teria, que não existe, você abre um livro que não é muito interessante de acordo com o texto e, voilà, lá um autor descreve em seu prefácio, logo no início, exatamente o que você reconheceu meses atrás. Depois, quando chegares a casa, tens de entrar no carro porque tens de conduzir até à tua palestra. No carro, você insere um CD de áudio que você já quer ouvir há algum tempo. Aí o autor explica toda a meta idéia do que você pensou e a coloca em conjunto como solução. Isto é chamado de coincidência. Você sabe disso, caro leitor?

Os anti-capitalistas estão completamente errados com as suas soluções. Ela, a solução, irá contornar completamente os marxistas. Eles não poderão ver nada de novo nas próximas décadas. Para isso, teriam de aprender a pensar de uma forma completamente nova o que eles consideram ser furúnculos. Cada ano que ainda está por vir será um ano em que a marmota nos cumprimentará com as palavras “E, manchado ou ainda não manchado, que fase é fase.

Se tudo o que pensamos e falamos acontece dentro do espaço de debate das elites, como Marx enfatizou, então a própria luta de classes é um projeto elitista, porque acontece não só por causa do capital, mas ainda mais claramente: acontece dentro do materialismo que libertou o capital de seu ventre. Os marxistas devem, portanto, tornar-se anti-materialistas, mas estes últimos protegem permanentemente as suas projecções. Se eles se tornassem antimaterialistas, eles também se tornariam antimarxistas. O materialismo é o campo de jogo completo dos corporatistas, em todo o mundo, também chamados de capitalistas entre os marxistas. Uma fuga não é possível com os marxistas. Apenas o portão é trocado e pintado de novo.

Então, o que deve acontecer primeiro na cabeça das massas? Tem de se colocar verdadeiramente a questão social. Pois esta pergunta nunca foi feita por materialistas, e portanto também por marxistas. É precedido pela questão do que nós, o povo, realmente somos. Somos meras máquinas como o materialismo nos descreve? Quem ainda responder a esta pergunta de uma forma puramente material não entenderá o que eu entendo quando agora escrevo à maneira de um Nietzsche: Marx está morto. A ideologia Marx é o que eu chamo de ideologia de prisão. E a prisão é materialismo.

Por outro lado, aquele que também entende o homem como um ser espiritual e depois faz a pergunta social e a responde, só então se torna real e verdadeiramente consciente da totalidade das chamadas ideologias políticas. Enquanto os ideólogos políticos oferecerem a sua totalidade às massas intelectuais e estas não perceberem com o que estão de facto a lidar, os ditadores irão governar através do brainfuck total.

O ditado é o materialismo, a reificação do mundo externo em consumismo. O socialismo e o comunismo não são melhores ideias do que o próprio capitalismo. São também teorias de empobrecimento, mas podem retardar a miséria como se estivessem em movimento rápido. Mas eles não param toda a miséria ou a transformam em paz, oh não, certamente não o fazem.

Não sei se Rudolf Steiner foi o primeiro a responder a isto com os óculos mais claros da sua teoria da tríplice divisão da questão social(7). Mas parece-me certo que a inclusão do homem como ser espiritual é o fim de toda a miséria totalitária, incluindo as suas ideologias. Tudo o resto permanece uma saudação repetitiva da marmota, não importa o ano ou o dia que tenhamos. O materialismo triunfa então repetidas vezes, como portador do som de todas essas ideologias totalitárias devastadoras: fascismo, comunismo, socialismo, ditadura em geral, e o que hoje chamamos de democracia. Enquanto a política quiser ser abençoada apenas pelo materialismo, terá de governar o totalitarismo. Em última análise, tudo o que fazemos é totalitário também, se acreditamos que o fazemos por nossa própria necessidade e por nossa livre vontade. Mas na verdade nós o fazemos por hipnose e transe constante, que nos rodeia a todos à nossa volta.

As opiniões do partido andam entre nós como múmias de julgamento. Rudolf Steiner

Fontes: 
(1) https://www.spiegel.de/wissenschaft/natur/deutschland-co2-ausstoss-im-vergangenen-jahr-ueberraschend-stark-gesunken-a-1303865.html

(2) https://www.spiegel.de/wirtschaft/soziales/die-us-konjunktur-laeuft-dabei-fuehrt-donald-trump-krieg-gegen-sie-a-1302855.html

(3) https://www.spiegel.de/plus/kleider-code-der-macht-ist-es-wichtig-wie-politikerinnen-sich-kleiden-a-00000000-0002-0001-0000-000168763962

(4) https://www.spiegel.de/wirtschaft/soziales/umsatzsteuerbetrug-ifo-und-ifw-attestieren-eu-hohen-handelsueberschuss-mit-sich-a-1303880.html

(5) https://www.spiegel.de/kultur/tv/tom-buhrow-und-das-umweltsau-lied-kritik-von-tv-autoren-a-1303783.html

(6) https://www.sueddeutsche.de/panorama/thunberg-vater-interview-1.4739914

(7) https://www.rudolfsteinerausgaben.com/Die-Kernpunkte-der-sozialen-Frage-TB.html

(8) https://www.faz.net/aktuell/politik/ausland/saudischer-kronprinz-uebernimmt-volle-verantwortung-im-fall-khashoggi-16410826.html

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar.

+++

Referência fotográfica: Stokkete / Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort