Um comentário de Bernhard Loyen.
No final da tarde de ontem este sentimento voltou novamente. Cansaço. Fadiga mental, desta vez enquanto se analisam os vários relatórios e comentários sobre os acontecimentos no parlamento do estado da Turíngia.
Como tantas vezes, bastava decidir o que olhar com mais cansaço. As ações dos heróis políticos do parlamento ou o ultraje imediato nas mídias sociais.
Título
Então era sobre o título de Ministro Presidente do Estado da Turíngia. O então ainda titular Bodo Ramelow do partido DIE LINKE precisava de 46 dos 90 votos no início desta má comédia. A Red-Red-Green, a coligação originalmente planeada para governar o futuro, no entanto, obteve apenas 42 votos.
Não surpreende que a primeira e a segunda volta das votações tenham ficado sem resultado. Nessas rodadas, havia apenas o adversário da AFD, um prefeito local não-partidário do município de Sundhausen.
Na terceira e decisiva votação, a maioria simples dos votos a favor teria sido suficiente, mas agora o actual Primeiro-Ministro teve de competir adicionalmente contra um candidato do FDP. A farsa começa.
Teses
5,2%, o que corresponde a 59.047 votos dos círculos eleitorais. Isto significa que o FDP terá rastejado para o parlamento estadual em 2019 acima do obstáculo de 5% devido a 73 votos. É a menor facção com cinco membros do parlamento, ao lado dos Verdes, que também recebeu cinco cadeiras.
Em uma pesquisa atual, os seguintes resultados podem ser encontrados. A pergunta aos cidadãos da Turíngia foi: Bodo Ramelow, um bom primeiro-ministro? 71% dos inquiridos responderam que sim. Assim, 97% dos eleitores ESQUERDA, 82% dos eleitores do SPD, 83% dos eleitores VERDES, 74% dos eleitores da CDU, depois de todos 33% dos eleitores da AFD e 70% dos eleitores do FDP (1). Mas a política já há muito que deixou de ser uma questão de servir os desejos e as decisões dos cidadãos.
No entendimento dos políticos dos partidos correspondentes, Bodo Ramelow, aparentemente o homem certo para a maioria dos cidadãos da Turíngia, continua no entanto a ser o homem errado, porque o argumento – membro do partido dos Mauerschützen. Mas esse tempo não foi pessoalmente formativo para Ramelow, porque ele nasceu na Baixa Saxônia. Mais uma vez, o fenómeno da culpa por contacto. Bem-vindo ao ano de 2020, o 30º aniversário da chamada reunificação alemã.
É tudo uma questão de ignorância, quebra de palavras, escaramuças de poder, xadrez profissional, implausibilidade, o gozo do salário, segurança previdenciária do tipo mais distante, simplesmente sobre o universo paralelo de longa data da actual guilda política, face à luta diária daqueles cidadãos que, através da sua escolha individual, ajudam aqueles que são descritos desta forma na sua posição.
Agora o FDP com o seu principal candidato Thomas Kemmerich surpreendentemente entrou em jogo. Na terceira e decisiva rodada de votação, o FDP Joker vence com os votos da AfD (22 votos no parlamento) e da CDU (21 votos no parlamento) e ganha com – mais um voto. Kemmerich recebeu 45 votos, Ramelow recebeu apenas 44.
A fase das teses e rumores começa imediatamente. Aparentemente a CDU tinha dado quase unanimemente os votos ao homem do FDP, citação do líder estadual da CDU Mike Mohring: “Nós elegemos o candidato do meio, não somos responsáveis pelo comportamento de voto de outros partidos”. (2) . Ele refere-se ao AFD. O apoio do seu próprio candidato não teria sido útil, uma vez que a AFD dificilmente poderia esperar uma migração de votos dos outros. Será que os políticos da CDU e do FDP não passaram por cenários possíveis, que incluíam o resultado atual? Provavelmente não. Gerhart Baum, 87 anos, ex-ministro federal do Interior e um dos mais proeminentes políticos constitucionais do FDP, também vê isto, cita: “Não adianta de nada que ele se delimite agora. Ele aceitou de olhos bem abertos ser eleito pela AfD, de olhos bem abertos! (3)
Susanne Hennig-Wellsow, a presidente da festa da Turíngia à ESQUERDA, ficou furiosa ao dizer que os eventos devem ter sido “planejados há muito tempo” (4). O FDP, é claro, é imediatamente perfurado. Agora, porém, um Tweet do político do SPD da Turíngia, Wolfgang Tiefensee de ontem, hora 07:05: Caro Sr. Kemmerich, é verdade que você quer ser eleito deputado com os votos da AfD e, em seguida, chamar os ministros do SPD para ficar? (5) Então houve uma pequena chama no moinho dos boatos da manhã da eleição.
Temperamentos
Agora, mais uma vez, contra a vontade e a decisão dos eleitores, o poder foi reivindicado e forçado por maus movimentos no tabuleiro de xadrez da calculabilidade estratégica. O fato de que a CDU, assim como o FDP, estão se levantando no rescaldo desta bufonaria e imitando seriamente os ultrajados e chocados reflete os baixos padrões da atual geração de políticos.
O vice-presidente estadual da CDU Thuringia Christian Hirte twittered pouco depois das eleições, cita: “Parabéns Kemmerich! A sua eleição como candidato do centro mostra mais uma vez que os Thuringianos votaram fora da RedRedGreen. (6). Os Thuringians? Ele se referia a si mesmo e a outros 44 membros do parlamento. O que chamas a essa percepção? O do líder do seu partido era assim, cito: Annegret Kramp-Karrenbauer, líder da CDU, criticou duramente o comportamento de voto da facção do parlamento estadual da CDU da Turíngia. A facção tinha “agido explicitamente contra as recomendações, exigências e pedidos do partido federal” (7). Como estas exigências e pedidos de Berlim, infelizmente, não foram revelados.
(Adendo B.Loyen: Nesta entrevista sobre a ZDF, Annegret Kramp-Karrenbauer explica acima as exigências e pedidos em falta. Todas as capas da surpresa hipócrita por parte da CDU e do FDP estão caindo)
Como reagiu o principal estrategista do FDP, Thomas Kemmerich? Citação: Kemmerich recusou-se estritamente a cooperar com a AfD na frente dos jornalistas: “Não vamos prosseguir qualquer política com a AfD. Não haveria nenhuma oferta dele para esta festa. “Eu sou anti-AfD, anti-postilhas”, disse Kemmerich. Os “firewalls” contra este partido permaneceriam. (8) O fato de que o firewall do FDP supostamente falhou, ou seja, tornou a eleição possível em primeiro lugar, não é surpreendentemente suprimido completamente. Mais uma vez para recálculo: FDP 5 mais CDU 21 = 26 votos. ESQUERDA, SPD e VERDE = 42 votos. Uma mudança espontânea de humor no SPD e nos Verdes seria concebível sem dúvida, mas será que o FDP realmente especulou nessa direção?
À noite, o seu patrão Christian Lindner também o apunhalou pelas costas. Agora não se trata apenas da existência do partido, mas também das miseráveis posições remanescentes do FDP. O espaço no comedouro está a ficar estreito. Tinha sido um desenvolvimento surpreendente na Turíngia, disse um Lindner incerto e agora vem, citação: Facção Landtag e organização regional do FDP na Turíngia agem com responsabilidade própria… “Eu não poderia ser presidente federal de um partido, o que não exclui claramente uma cooperação com a AfD”, portanto Christian Lindner (9). Bem, que chefe de equipa.
Se ao menos ele tivesse citado Thomas Kemmerich as suas ideias sobre a AFD em 2016: “Só posso desaconselhar a eleição da AFD em protesto. Se a cerveja no bar não sabe bem, não se bebe do banheiro em protesto” (10)
Mas agora era uma questão de poder e não de votos. E o protesto foi contra o adversário político, ou seja, contra aquele que impede o caminho para uma existência relaxada. No caso do Christian Lindner, isso significa esperar e beber um gole do Ministério Público. Ele agora está muito zangado com ele.
Como se sentiu a AFD sobre este teatro, cito: “O plano funcionou completamente.” O objetivo era evitar o vermelho-vermelho-verde – e conseguiu. (11). Sim, isto é o que a política construtiva parece com o partido incompreendido. Os simpatizantes gostam disso. Política de batedores de coxas em 2020.
Citação: “Burqa e niqab são para mim símbolos da opressão das mulheres
Bem, quem está a ditar uma frase como essa? Bem, ninguém da AFD está a ditar isso. CDU, não. FDP, não. Era o principal candidato dos Verdes em Hamburgo. Hora das eleições, ou seja, assegurar o futuro, se necessário com uma concha. (12)
O que representa a política ainda hoje? Ainda se pode reconhecer e diferenciar sem dúvida? Quantos exemplos das últimas décadas revelam mentiras, enganos e abusos de voto, ou seja, a tarefa de implementar políticas?
O chefe do partido na Turíngia, que também foi recompensado pelos eleitores com cinco assentos impressionantes, teve que exigir algo ontem, cita: “A situação na Turíngia “deve ser corrigida imediatamente”, diz Robert Habeck, dos Verdes. Ele exige a demissão de Thomas Kemmerich (13). Sim, fácil de exigir, difícil de implementar. Isso é um pouco megalomania, mas não custa nada e está indo bem na mídia.
Será que os VERDES alguma vez decidiriam algo em conjunto com os votos da AFD? Talvez até mesmo junto com a CDU? Não, nunca? Votação em 29.01.2020 no parlamento estadual de Baden-Württemberg. Moção: Os fugitivos, que encontraram trabalho em Baden-Württemberg e estão integrados de forma exemplar, devem ser protegidos contra a deportação? O SPD e o FDP votaram a favor. Eles votaram não, ou seja, contra a CDU, AFD e os Verdes (14/15).
Então Nazi-FDP e Traidor-SPD para a solidariedade dos refugiados e os Habeck-GREENS para a deportação, juntamente com Höcke-AFD e WirSchaffenDas-CDU.
O ferrão estava no fundo do falhado Ramelow. Ele twittered, citou: “Alcançamos o maior sucesso na Turíngia”. Os partidos da Turíngia, que formaram o governo até agora, não são capazes de levantar uma maioria sem a nossa participação. A. HitIer, 02.02.1930 (17). A fotomontagem de Hitler apertando as mãos com o Chanceler Reich Hindenburg. Höcke aperta a mão ao Primeiro-Ministro Kemmerich.
No final da noite, o editor-chefe da ZDF Peter Frey comentou, citando: “Uma quebra de tabu, a história esquecida”. Pois foi na Turíngia, em 1924, quando, pela primeira vez, membros da etnia parlamentar ajudaram um governo a alcançar a maioria. O governo primeiro expulsou a progressiva Bauhaus de Weimar e depois abriu o caminho para o NSDAP tomar o poder. Última paragem: Buchenwald. A história pode se repetir? Hoje, a questão leva os manifestantes para as ruas e move os partidos democráticos. (18).
Não, aparentemente não é mais possível ir abaixo disso no momento. Lá vem ele de novo, o cansaço. Para onde irá durante as próximas semanas e meses? Lembro-me do velho vizinho, nascido em 1910. Sobreviveu a duas guerras mundiais. Perdas, pobreza, novos começos, e sempre o coração na língua dela. Em dias como este, ela teria dito:
“Todos os mesmos palhaços e malandros, os políticos. Em quem é que vais confiar? Todas as coisas boas para nada no mesmo saco e bate-lhes duas vezes. Deixa-os pensar sobre o disparate que estão a fazer.
Se ao menos fosse assim tão simples.
Fontes:
- https://www.mdr.de/thueringen/umfrage-thueringentrend-januar-zweitausendzwanzig-100.html
- https://www.spiegel.de/politik/deutschland/sensation-in-thueringen-fdp-mann-kemmerich-zum-ministerpraesidenten-gewaehlt-a-744a8d7b-243c-4f36-b4db-ca1e188d65d8
- https://www.zeit.de/politik/deutschland/2020-02/gerhart-baum-fdp-thueringen-landtag-wahl-ministerpraesident
- https://rp-online.de/politik/deutschland/thueringer-linke-chefin-susanne-hennig-wellsow-wirft-thomas-kemmerich-blumen-vor-die-fuesse_aid-48773219
- https://twitter.com/WTiefensee/status/1224936998068281344
- https://twitter.com/ChristianHirte/status/1225040557766037506
- https://www.tagesspiegel.de/politik/kemmerich-wahl-erschuettert-grosse-koalition-union-und-spd-kommen-samstag-zum-krisentreffen-zusammen/25509744.html
- https://rp-online.de/politik/deutschland/thueringen-bodo-ramelow-scheitert-thomas-kemmerich-zum-ministerpraesidenten-gewaehlt_aid-48771703
- https://twitter.com/phoenix_de/status/1225107980183621634
- https://www.fdp.de/demokratie_die-afd-setzt-auf-niedrige-instinkte
- https://www.spiegel.de/politik/deutschland/afd-kandidat-christoph-kindervater-zur-thueringenwahl-der-plan-ist-voellig-aufgegangen-a-36f4e9c6-6d7a-4cab-9154-b3e99d4c99b4
- https://twitter.com/fegebanks/status/1224412059842072578
- https://twitter.com/phoenix_de/status/1225107757776490496
- https://twitter.com/TeamKenFM/status/1223178184956485633
- https://www.morgenweb.de/startseite_artikel,-startseite-landtagsdebatte-zu-abschiebung-bringt-gruene-und-cdu-in-noete-_arid,1593913.html
- https://www.spiegel.de/politik/deutschland/thueringen-bodo-ramelow-zitiert-adolf-hitler-nach-wahl-eklat-a-6d2da145-2d3e-4bcb-82e6-99d32f766fa1
- https://twitter.com/bodoramelow/status/1225184119916826624
- https://www.zdf.de/nachrichten/politik/kommentar-chefredakteur-peter-frey-zu-wahlbeben-thueringen-100.html
+++
Obrigado ao autor pelo direito de publicar.
+++
Referência da imagem: captura de tela MDR 05.02.20
+++
KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.
+++
Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/
+++
Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.
BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK
Kommentare (0)