Vírus Corona: Cisne negro para o sistema financeiro global?

Um comentário de Ernst Wolff.

Enquanto a liderança chinesa tenta por todos os meios silenciar vozes críticas e dar a impressão de que tem a epidemia sob controle em seu próprio país, organizações globais de saúde como a OMS, apoiadas por políticos e pela mídia, estão de bom grado ajudando: eles afirmam quase unanimemente que o Partido Comunista Chinês está agindo adequadamente à situação e que não há motivo para preocupação.

Esta aliança de apaziguadores e branqueadores recebeu um importante apoio dos bancos centrais na semana passada: Fizeram disparar os preços das acções nos mercados bolsistas mundiais, que deveriam ter entrado em colapso. Desta forma, criou-se a impressão de que, pelo menos em termos económicos, tudo está em ordem neste momento.

Na verdade, o contrário é verdade: a economia global está num estado extremamente crítico e isto irá deteriorar-se drasticamente nas próximas semanas e meses devido à paralisação historicamente sem precedentes da indústria chinesa, pelas seguintes razões:

Em dezembro de 2018, a queda mais acentuada dos mercados acionários internacionais em 70 anos levou os bancos centrais a abandonar a tentativa de apertar a política monetária frouxa. Desde o início de 2019, estamos lidando com uma nova enchente de dinheiro barato, que tem aumentado consideravelmente nos últimos quatro meses do ano.

Este excesso de dinheiro barato levou a um novo aumento da dívida global e a uma nova inflação de bolhas nos mercados financeiros, aumentando assim os riscos no sistema. Ao mesmo tempo, uma recessão, ou seja, um declínio sustentado do crescimento económico, instalou-se em muitos países, e os efeitos desta situação estão agora a tornar-se cada vez mais visíveis.

Como os investidores aprenderam nos últimos anos que é mais lucrativo especular com dinheiro barato no setor financeiro do que colocá-lo na economia real, os bancos centrais enfrentam agora um problema insolúvel: eles podem imprimir tanto dinheiro quanto quiserem e emiti-lo a uma taxa de juros tão baixa quanto quiserem, mas o efeito desejado – ou seja, um boom na economia real – não se materializará.

Isto, por sua vez, terá consequências terríveis para a população trabalhadora: As quedas na economia real que podem ser esperadas como resultado do vírus corona, juntamente com a recessão, levarão ao trabalho a tempo reduzido e a despedimentos em massa em todos os países, diminuirão o nível de vida de milhões de pessoas trabalhadoras e conduzirão muitas delas à pobreza. A paralisação da indústria chinesa irá exacerbar drasticamente o pior problema do mundo de hoje – a explosão da desigualdade social – e, assim, causar uma agitação social e política crescente.

O único meio eficaz de frear este perigoso desenvolvimento para a política e a economia, pelo menos temporariamente, seria aumentar artificialmente o poder de compra cada vez menor daqueles que são forçados a viver de sua renda. É precisamente esta possibilidade que tem vindo a ser discutida há algum tempo nos bancos centrais. Os responsáveis estão considerando disponibilizar “dinheiro de helicóptero” para a população trabalhadora, ou seja, fazer pagamentos mensais e obrigar os beneficiários a colocar o dinheiro no consumo imediatamente.

Desta forma, o sistema de tombamento poderia de facto ser mantido vivo por algum tempo. No entanto, a longo prazo, esta medida levaria quase certamente à inflação, que só poderia ser combatida por uma alocação cada vez maior de dinheiro de helicóptero. Isto, por sua vez, acabaria por levar à hiperinflação e ao colapso final do sistema financeiro global existente.

Atualmente ninguém pode prever o futuro desenvolvimento da pandemia de Corona, mas a probabilidade de que o vírus seja o Cisne Negro, que todos temem há anos, está aumentando a cada dia que passa, com a queda da economia chinesa.

+++

Obrigado ao autor pelo direito de publicar.

+++

Referência fotográfica: lakshmiprasada S / Shutterstock

+++

KenFM esforça-se por um amplo espectro de opiniões. Os artigos de opinião e as contribuições dos convidados não têm de reflectir a opinião da equipa editorial.

+++

Gostas do nosso programa? Informações sobre possibilidades de suporte aqui: https://kenfm.de/support/kenfm-unterstuetzen/

+++

Agora você também pode nos apoiar com Bitcoins.

BitCoin endereço: 18FpEnH1Dh83GXXGpRNqSoW5TL1z1PZgZK


Auch interessant...

Kommentare (0)

Hinterlassen Sie eine Antwort